O Auxílio Acidente é um benefício oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para trabalhadores que sofreram um acidente que resultou em sequela definitiva que reduza sua capacidade para o trabalho habitual.
O que é o Auxílio Acidente
O Auxílio-Acidente é um benefício destinado aos segurados do INSS que, após sofrerem um acidente de qualquer natureza, apresentam sequelas permanentes que reduzem sua capacidade para o trabalho habitual. O valor do benefício é de, no mínimo, meio salário mínimo, mas pode ser maior, dependendo das contribuições feitas ao INSS e da natureza do acidente — seja ele de trabalho, incluindo acidentes de trajeto, ou não. Em geral, a parcela corresponde a 50% do valor que o segurado receberia caso se aposentasse.
Em que situações ele pode ser acionado
O Auxílio Acidente pode ser acionado em situações em que o trabalhador sofre um acidente que resulta em sequelas permanentes, e ocorre a redução na capacidade laboral habitual.
Quem tem e quem não tem direito
Têm direito ao Auxílio-Acidente os segurados do INSS que sofreram um acidente, seja ele relacionado ao trabalho (com Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT) ou não, e que, como consequência, tiveram sua capacidade laboral reduzida. Não têm direito ao benefício aqueles que não contribuem para a Previdência Social. Além disso, embora façam contribuições ao INSS, contribuintes individuais, como MEIs e outros profissionais autônomos, e contribuintes facultativos também não têm direito a esse benefício.
Como a IGM Seguros pode ajudar você a obter o Auxílio Acidente
A IGM Seguros oferece suporte completo aos seus clientes no processo de solicitação do Auxílio Acidente junto ao INSS.
Conte com uma equipe especializada no assunto ao requerer seu benefício.
Tem dúvidas sobre o seu direito a esse benefício? Entre em contato com a nossa equipe e objenha as respostas!